quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Termos politicamente incorretos: Comunismo

           “Parece até um comunismo disfarçado!” foi a frase que ouvi da minha ex tia-avó favorita, ao reclamar do aumento do IPTU. Minha avó fez questão de completar: “Disfarçado? Tá virando um comunismo aberto já!”. Fica claro que elas são apenas duas das inúmeras vítimas do uso de termos políticos por uma cultura alienada.
            Assim como o anarquismo, o comunismo sofre um preconceito ensinado a nossos avôs por causa dos interesses de certos grupos. Qualquer um que tenha se interessado um pouco em história sabe que a ditadura foi financiada pelos Estados Unidos. O governo torturava e assassinava os “comunistas”, que muitas vezes apenas queriam um povo livre, não mudar o sistema político vigente. Ainda assim, há quem diga nos dias de hoje que a ditadura foi boa para impedir os comunistas de chegar ao poder. Muitas histórias sem sentido foram contadas para nos fazer pensar assim: “se os comunistas assumirem, o bispo vai aparecer pendurado naquele poste ali, filha!” ou então a clássica “comunistas comem criancinhas”. No 3º ano do ensino médio, eu tenho uma colega que acha que Hitler era comunista!
Se ser comunista é ser louco, então ser louco é querer igualdade e justiça social.
            Mas na realidade, quem somos nós? E o que há de tão errado em desejar viver num país onde todos tenham acesso às mesmas coisas?
            O comunismo nada mais é do que um sistema político e econômico onde não existe propriedade privada. Isto quer dizer apenas que se uma pessoa é dona de uma indústria e ganha dinheiro apenas por ser a  dona, essa empresa passará a ser de todos que trabalham nela. Ou seja, a indústria vai pra frente, porque todos estão interessados nisso, e o capitalista não fica ganhando dinheiro pra não fazer nada. Não se preocupe, sua casa ainda será sua! O necessário é que os meios de produção, as maneiras de ganhar dinheiro, sejam distribuídos igualmente, de forma que tenha trabalho pra todos. Ninguém precisa roubar, e ninguém ganha dinheiro injusto.
            Ninguém sustenta ninguém no comunismo. Você não vai trabalhar para um vagabundo. Muito pelo contrário, no comunismo as pessoas tornariam possível o trabalho de todos. Para falar a verdade, essa coisa de trabalhar para um vagabundo é o que acontece no capitalismo: o dono da empresa acha que faz mais porque correu o risco do empreendimento, porque começou uma empresa do nada, ou outros motivos absurdos e não lembra dos que tornaram seu sucesso possível. Em indústrias, os operadores têm salários fixos. Mas o dono da indústria exige muito esforço dos funcionários para que seus lucros aumentem. Mas os funcionários não ganham nada por trabalhar mais. Onde está a justiça nisso? E deus, onde é que está?
            Reforma agrária, cotas nas universidades públicas, bolsa família, e outros programas de assistência social, são formas que o governo tem de compensar aqueles que não tiveram as mesmas oportunidades e a mesma educação que nós, privilegiados. Isto tudo está longe de ser uma atitude comunista!
            Outra visão que precisa ser repensada é a aplicação do sistema comunista no mundo atual. “Vai pra Cuba rapaz!” é uma frase de um tio que me disse que eu ainda tinha muita coisa pra aprender. O fato é que ele é um economista, que supostamente tinha que entender de sociologia, e não entende. As pessoas pôe a liberdade das pessoas nos países em questão como contra-argumento. Só que em nenhum lugar do mundo já se viveu o comunismo proposto pelos teóricos clássicos e militantes atuais. O que se vive é o socialismo, que não é plenamente um socialismo, já que está acompanhado de um regime ditatorial. Teoricamente, o socialismo é uma fase da revolução operária onde o Estado (esse sim em letra maiúscula, soberano porque representa o povo de verdade) é o dono de tudo e garante que todos sejam cobrados igualmente de acordo com suas capacidades.
            Nos atuais governos socialistas existem dois problemas que enxergo como os principais: o regime ditatorial e a falta de uma perspectiva econômica. Cuba ainda sofre o embargo econômico, e acaba tendo seu desenvolvimento comprometido. Se no Brasil o dinheiro fosse distribuído igualmente, nós sabemos que a renda de cada um seria suficiente. Só que os outros países, por perderem um pouco do mercado super consumista, não apoiariam, o que faria a economia decair.
            Sobre a liberdade, eu posso afirmar que até abriria mão da minha por dinheiro distribuído igualmente, se fosse a única alternativa. Mas não é preciso. O que ocorreu nos governos socialistas foi que o povo deixou de participar da revolução. Nenhuma revolução vai a lugar algum se os revolucionários deixarem-se ser governados ao fim dela. Deixar o governo nas mãos de uma pessoa é tolice. Você vive com pessoas em um grupo, e você é responsável por ele. Se discordar, pelo menos você há de saber que não pode deixar-se governar por um ser incapaz ou parcial nas decisões. Na antiga União Soviética, todos tinham emprego, mas os favoráveis ao capitalismo foram perseguidos.
            O importante mesmo é se informar. Não ficar achando que comunismo é ruim porque você não pode ter nada, já que sua vó disse. Nem sair por aí abominando a foice e o martelo porque são símbolos que demonstram violência. A humanidade pede por pessoas que julguem só depois de conhecer, e utilizando a razão para entender que naturalmente, tudo é de todos e por isso, as oportunidades têm que ser iguais. Cabe a nós desenvolver um sistema novo, talvez como o comunismo proposto inicialmente, e fazê-lo bom para todos, em liberdade e saciando as necessidades básicas de todos. E lembrar de procurar num dicionário antes de sair falando asneira, já que a sociedade está na situação ruim que está porque as pessoas não vêm problema em cometer pequenos erros linguísticos sem maldade, mas que acabam por comprometer as necessidades de alguns só por se falar.

Guilherme Schnekenberg

2 comentários:

  1. Amigo, cai , nestee blog e me encantei, por um motivo: lucidez , ousadia e espírito guerreiro... lendo seu texto, vi-me no meu dia dia-a-dia, tenho um blog que trabalha luta social-poesia-cuidado-subjetivação-utopia, e todos os dias enfrento debates que parecem um retorno dda fala dos meus velhos que haviam superados estes mitos...
    Deixemos de nos envergonhar dos nossos sonhos.
    Desmistifiquemos as ilusões alienantes dos que temem um belo e libertário alvorecer, abraços, Jorge Bichuetti
    do blog: www.jorgebichuetti.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. realizações do comunismo pelo mundo
    1)estupro de 5.000.000 de mulheres pelos comunas(comunistas)
    2)assassinato de 100.000.000 de pessoas pelos comunistas
    só isso é o suficiente para mostrar que comunismo não presta

    ResponderExcluir