sábado, 13 de novembro de 2010

A Indigestão Social


            A indigestão é um termo comumente utilizado para a descrição de vários sintomas corporais em resposta àquilo que você consome. A indigestão social ocorre quando algo na sociedade não nos agrada.
            Os avanços tecnológicos, dos quais tanto se fala, mas não são difundidos entre todos os indivíduos, não devem ser considerados o principal na sociedade, e sim o ser humano e seu trabalho. É nesta situação social que é importante uma conscientização da população, já que ninguém vai deixar de comer o filé mignon para dividir com aqueles que prepararam a carne e fizeram para si mesmos uma sopa com o osso da carne.
            Essa exploração tem que acabar? Vai do pensamento de cada um, desde que seja de fato um pensamento, e não uma dominação ideológica. Não podemos negar que a tecnologia traz qualidade de vida e nem que vivemos em uma sociedade com problemas, portanto devemos achar as soluções para a vida em sociedade com uma qualidade de vida. Tudo isso porque vivemos uma sociedade onde o que o indivíduo faz depende da sociedade, da sua cultura, e os atos praticados em sociedade dependem de como os indivíduos se relacionam, uma interdependência infinita que determina o modo como vivemos. Isto quer dizer que não se deve estudar o indivíduo sem a sociedade, há uma profunda relação entre as ciências sociais e a psicologia. Por tudo isso é fundamental a comunicação entre psicologia, filosofia, sociologia, história, geografia, política, antropologia com a ajuda das artes e da literatura; é importante que o indivíduo conheça as ciências chamadas de humanidades, já que delas depende sua vida.
            Não é necessário concordar, apenas dialogar em busca de uma solução.
            “Essa busca de saídas para resolver as contradições entre produção e escassez – de alimentos, de água, de moradia, de escolas, de segurança, de saúde, de lazer... de acesso à ‘diversão e arte’ – transforma o ser humano em um ser que supera limites. Assim, uma indagação deve permanecer quando olhamos os problemas e vemos a dor e o sofrimento de muitos: ‘Você tem fome de quê?’ ” – Dr. Katya Picanço.

2 comentários:

  1. Tenho fome de respostas, de mudanças, de paz, de verdade, de confiança, de amor no mundo, etc.
    E você? :D

    ResponderExcluir
  2. Não sei se respondo corretamente por todos os moembros da equipe, mas tenho fome de justiça, paz, igualdade e amor.

    ResponderExcluir